• Aracaju, Sergipe
  • 19/05/2024
0 Comments

Por Habacuque Villacorte

Algumas pessoas em Sergipe fazem política ainda ao “modo antigo”, achando que podem ter êxito nos processos eleitorais subestimando a inteligência das pessoas, blefando, mas este colunista alerta: em tempo de predominância das redes sociais, com a informação disponível na palma da mão, hoje em dia ninguém esconde nada de ninguém! A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Sergipe trouxe à tona uma série de especulações e rumores sobre seus posicionamentos.

Repetindo o que já fora colocado por este espaço, muitos bolsonaristas ficaram incomodados com a postura da pré-candidata à prefeita de Aracaju, a vereadora Emília Corrêa (PL), que teria se posicionado de forma “neutra” durante a passagem do ex-presidente pela capital. Ela, inclusive, talvez em resposta aos críticos, usou suas redes para pontuar que o ex-governador João Alves Filho (in memoriam), o “João Chapéu de Couro”, era a sua “reverência de vida pública”.

Mas não foi apenas a postura de Emília que repercutiu: setores da Esquerda ficaram incomodados com a “reaproximação” do senador Laércio Oliveira (PP), que mesmo com indicações no governo Lula (PT), “colou” em Bolsonaro durante sua passagem por Sergipe; houve polêmica com o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) e com o deputado federal Ícaro de Valmir (PL), que teriam sido vaiados por bolsonaristas que não aceitam a aproximação deles com petistas em Sergipe e em BSB.

Já o deputado federal Rodrigo Valadares (União), o deputado estadual Luizão Dona Tramp (União) e o ex-deputado João Fontes foram as figuras que mais se destacaram entre os “bolsonaristas raiz”! É bem verdade que muitos outros nomes, que inclusive evitaram exposições por conta de limites estabelecidos pela legislação eleitoral, contam com o apoio e o carinho do ex-presidente da República, mas ninguém se engane: Bolsonaro sabe muito bem quem o apoia em Sergipe e quem só faz “figuração”.

A política está cada vez mais profissional e seria muita inocência imaginar que um ex-presidente da República viria a Sergipe ou a qualquer unidade da Federação sem conhecer exatamente quem são seus principais (e verdadeiros) aliados; acompanhando a visita de Jair Bolsonaro ao nosso Estado, mesmo com certa distância, este colunista identificou quem tem compromisso com as pautas bolsonaristas e quem apenas quer “pegar carona” na sua popularidade.

Não custa lembrar que as convenções partidárias só serão realizadas um pouco mais adiante. A visita de Bolsonaro agradou muito ao seu eleitorado e incomodou seus adversários, mas não custa aguardar a avaliação feita pelo próprio ex-presidente. Ele, inclusive, agradeceu a receptividade do povo sergipano, por sua vez, politicamente falando, só ele hoje tem a dimensão do direcionamento que dará a seus liderados aqui no Estado. E, até onde se tem conhecimento, ele sabe separar “o joio do trigo”…

 

Veja essa!

Este colunista estranhou o fato de o pré-candidato a prefeito de Aracaju apoiado por Laércio Oliveira e pelos Progressistas, o vereador Fabiano Oliveira, não ter acompanhado seu líder político durante as agendas do ex-presidente Jair Bolsonaro em Sergipe.

 

E essa!

A coluna chegou a questionar se Fabiano Oliveira havia “jogado a toalha” sobre sua pré-candidatura para a Prefeitura de Aracaju pelo fato de não ter ido buscar o apoio de parcela bolsonarista do eleitorado.

 

Fabiano Oliveira I

O vereador Fabiano Oliveira entrou em contato com este colunista para negar que tenha desistido da disputa pela PMA e, inclusive, antecipou que já tem uma equipe de marketing sendo estruturada para fortalecer seu projeto de pré-candidatura. “Tivemos agenda no Porto Dantas, temos agenda amanhã (hoje) e no próximo domingo também”, explicou.

 

Fabiano Oliveira II

Além de manter a pré-candidatura, Fabiano Oliveira explicou que não acompanhou o senador Laércio Oliveira na recepção à Bolsonaro porque não fora convidado e que se tratava de uma visita a Aracaju voltada para a pré-candidatura de Emília Corrêa. “Como também sou pré-candidato, entendo que não me caberia acompanhar o senador na recepção. Não seria correto de minha parte”.

 

Exclusiva!

Questionado sobre as agendas com a também pré-candidata à prefeita de Aracaju e secretária de Estado, Danielle Garcia (MDB) e com a deputada federal Delegada Katarina (PSD), Fabiano Oliveira explicou que há um acordo para irem trabalhando e, lá na frente, quem estiver melhor posicionado nas pesquisas será o pré-candidato para a PMA.

 

Bomba!

“Nosso partido já está fazendo pesquisas para analisar o cenário político de Aracaju. Graças a Deus até agora o nosso nome continua sendo bem avaliado. Eu e Danielle (Garcia) estamos trabalhando e evoluindo, e Katarina também, apesar de ela ser filiada ao partido do governador Fábio Mitidieri. Lá na frente, quem tiver melhor, será o pré-candidato”, explicou Fabiano Oliveira.

 

Nitinho

Uma pauta extensa de propostas, reivindicações e compromissos semanais entre a Câmara Federal e o Ministério da Saúde tem feito o deputado federal Nitinho Vitale (PSD) se notabilizar como o deputado da Saúde Pública de Sergipe. “Terei um permanência curta em Brasília e preciso buscar semanalmente o maior volume de benefícios possíveis para a população”, explicou ao relembrar que também é vereador de Aracaju licenciado e busca a reeleição em outubro de 2024.

 

Ressonância magnética I

Como ex-funcionário do HUSE, Nitinho trabalha insistentemente junto à bancada do PSD e o MS para conseguir liberar uma emenda no valor de R$ 10 milhões para aquisição de um equipamento novo de ressonância magnética para o serviço de saúde pública do Estado.

 

Ressonância magnética II

O objetivo de Nitinho é de que, com a aquisição de um aparelho novo, o Estado possa dar celeridade e desafogar a demanda de exames especializados do setor de oncologia do HUSE.

 

Ressonância magnética III

“Eu já trabalhei lá dentro (do HUSE) e conheço a realidade dos pacientes”, justifica, revelando-se otimista no que classifica como a realização de um sonho. “Conseguir um aparelho novo de ressonância magnética irá justificar a minha passagem pelo mandato de deputado federal.  Muitos dos meus amigos estão torcendo por isso e eu tenho esperanças de que vou conseguir. As tratativas estão adiantadas”.

 

Carreta da Mulher

O parlamentar já conseguiu liberar R$ 2,5 milhões em emenda de bancada para aquisição de um centro de imagem móvel, montado em uma carreta, para atendimento dos serviços de saúde da mulher nos 75 municípios sergipanos.

 

Hospital de Referência I

O cenário da saúde em Sergipe está prestes a ganhar um novo horizonte com o anúncio de um projeto ambicioso que promete revolucionar o atendimento médico no Estado. Nessa segunda-feira (29), o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (Progressista), em uma demonstração de visão e comprometimento, assinou a doação de um terreno crucial para a construção de um novo hospital de referência em média e alta complexidade.

 

Hospital de Referência II

Essa ação só foi possível graças à habilidade de negociação da diretoria do Hospital Amparo de Maria (HAM), que liderou um esforço colaborativo incansável ao longo de mais de um ano. O apoio irrestrito dos vereadores socorresses e a sensibilidade do Deputado Federal Rodrigo Valadares (União Brasil) foram elementos-chave nesse processo, que culminou na sanção de uma lei municipal viabilizando a doação do terreno.

 

Hospital de Referência III

Essa conquista não apenas reflete a capacidade de liderança e negociação do HAM, mas também ressalta o compromisso compartilhado de todas as partes envolvidas em fortalecer o sistema de saúde local. Com a doação generosa do HAM à Associação Beneficência Amparo de Maria e os recursos alocados pelo Deputado Rodrigo Valadares, o caminho para o início das obras está finalmente pavimentado.

 

Max Carvalho

O diretor geral do HAM, Dr. Max Carvalho, enfatizou a importância dessa parceria, que marca um novo capítulo na missão de fornecer cuidados de saúde de qualidade em Sergipe. A expectativa é que o novo hospital se torne um ponto de referência na região, oferecendo serviços de excelência e contribuindo significativamente para o bem-estar da comunidade sergipana.

 

Oposição no HUSE

Na manhã dessa segunda-feira (29), os deputados estaduais Georgeo Passos (Cidadania) e Paulo Júnior (PV) visitaram mais uma vez o setor de ortopedia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), com foco no setor de ortopedia. A ação ocorreu após os parlamentares constatarem, em visita anterior, que diversos pacientes aguardavam por cirurgias ortopédicas há vários dias.

 

Cenário diferente

Desta vez, o que os parlamentares viram foi um cenário totalmente diferente da fiscalização anterior – com o corredor de catástrofe zerado e a ala verde trauma com um número bem menor de pessoas. Isso porque a cobrança dos deputados, que são de oposição, resultou em uma mobilização por parte do Governo do Estado, que realizou um mutirão para desobstruir o setor de ortopedia, agilizando os procedimentos necessários para os pacientes.

 

Georgeo Passos I

Georgeo Passos destacou que foi devido à pressão exercida pela oposição que o Governo se mobilizou para resolver a situação. “Precisou que viéssemos ver de perto as denúncias que estavam chegando até nós sobre este problema. Ficamos felizes pelos pacientes que estavam sofrendo aguardando os procedimentos, mas lamentamos que o Executivo não faça aquilo que é sua obrigação”, afirmou o deputado.

 

Georgeo Passos II

“É preciso parabenizar os profissionais que se envolveram para resolver essa situação, tirando o sofrimento desses sergipanos. Também agradecemos à direção do Huse por ter nos recebido e cumprido o que foi prometido. São essas pessoas dedicadas que fizeram um ótimo trabalho para desobstruir o setor”, completou Georgeo.

 

Georgeo Passos III

Durante a visita, os deputados dialogaram com a direção do Hospital e também com pacientes, familiares e profissionais de saúde, buscando compreender a realidade enfrentada pelo setor. Agora, a expectativa é que esse tipo de cenário não se repita e a Secretaria de Saúde não deixe mais que pessoas se acumulem em uma fila de espera de vários dias. “Vamos continuar de olho”, comentou.

 

Georgeo Passos IV

“É um compromisso nosso a fiscalização e a busca por melhorias na saúde pública de Sergipe, reforçando o papel da oposição na defesa dos direitos e no acompanhamento das políticas públicas voltadas para a saúde da população sergipana. Permaneceremos acompanhando e investigando as denúncias que recebemos tanto do Huse quanto dos demais hospitais do Estado”, finalizou Georgeo.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

[email protected] e [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: