
Por Habacuque Villacorte
Em recente entrevista para a imprensa, o governador Fábio Mitidieri (PSD) declarou que sua relação política com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) se mantém desde 2008, quando foi secretário municipal de sua gestão na Prefeitura de Aracaju. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual pontuou que tem honrado, por todos esses anos, seus compromissos firmados, dando a entender que já não teria a “obrigação” de apoiar Edvaldo para o Senado em 2026.
Não custa lembrar que, em 2016, Mitidieri deixou de apoiar o amigo Valadares Filho para a PMA, para se somar ao projeto do então governador Jackson Barreto que defendia o retorno de Edvaldo Nogueira para a PMA. Do meio do governo de Belivaldo Chagas para o fim, já reeleito para o quarto mandato na Prefeitura de Aracaju, Edvaldo entendeu que poderia dar “voos maiores”, mas sua relação política com os próprios aliados não era saudável e gerava desconfiança.
Acompanhado do “velho marketing”, o então gestor de Aracaju tentava construir um cenário onde ele seria o líder de um processo político, considerando a sucessão do governo de Sergipe em 2022. Edvaldo valorizava as pesquisas que o colocavam como “melhor nome” do agrupamento para ser candidato a governador, mas findou vetado pelos principais líderes do grupo, que escolheram Mitidieri para aquela disputa, decisão avaliada como “um erro” pelo próprio ex-prefeito.
Sem conseguir “emplacar” seu nome para o governo, Edvaldo seguiu seu mandato na PMA até o fim, e passou a enfrentar uma “turbulência” dentro da Câmara Municipal, onde para conseguir o apoio da maioria, em determinados momentos precisou da intervenção do já governador Fábio Mitidieri, que “empenhava” sua palavra e garantia os votos necessários da base aliada do gestor. Já naquele momento, ele (Mitidieri) passou a ter o “controle político” do prefeito de Aracaju.
Veio a eleição de 2024 e o governador anunciou que manteria sua palavra e apoiaria o candidato na capital indicado por Edvaldo. Mesmo com a base aliada insatisfeita e temerosa com o nome de Luiz Roberto (PDT), a campanha se desenrolou e se confirmou uma “derrota acachapante” e ainda muito “doída” para a atual prefeita Emília Corrêa (PL). Mas, apesar da derrota, Mitidieri saiu da eleição com mais uma “carta na manga”: com a oposição na PMA, ele seguia liderando sozinho o seu agrupamento.
Este ano, depois de meses no ostracismo, a impressão é que Edvaldo começou a “enxergar possibilidades” para 2026; desprestigiado entre os aliados do governador, “flertou” com Valmir de Francisquinho (PT) e com o Partido dos Trabalhadores. Teve seu nome especulado para disputar o governo do Estado e ele tem assegurado que é pré-candidato ao Senado de qualquer jeito! Na chapa, Mitidieri disputará a reeleição, com um vice a ser escolhido, mas com dois pré-candidatos ao Senado.
A sensação é que não há espaço para Edvaldo que, como “prêmio de consolação” poderia ser suplente ou pré-candidato a deputado federal. O ex-prefeito “arregaçou as mangas” e começou a andar pelo interior, “cavando seu próprio espaço” e impondo seu recall junto ao eleitorado da capital. O que fez Mitidieri? Duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara Municipal para investigar contratos do ex-prefeito na PMA, propostas pela “base do governador”, que também apoia a atual prefeita.
Em síntese, Fábio Mitidieri parece não pensar em outra coisa que não seja sua reeleição. Além de “confundir” a oposição, criando “expectativas”, o governador “divide” a própria base, antecipando nomes e gerando tensões, dificultando a criação de novos projetos ou a perda de apoios políticos. E, diante do conflito, ainda surge “solidário” com um Edvaldo que sempre foi seu aliado, desde 2008. Tudo para manter o “controle político” do ex-prefeito de Aracaju. Política não é para amadores…
Veja essa!
Está dando o que falar a concorrência para a contratação de serviços de comunicação na DESO. A informação é que as propostas encaminhadas foram recolhidas por um funcionário, que as levou até o seu gabinete e supostamente as teria manipulado, fato que gerou indignação dos concorrentes e parece ter gerado a nulidade do processo.
E essa!
Este colunista já havia trazido a informação de “coisas estranhas” que estão acontecendo no órgão desde que parte dos serviços foram privatizados para a Iguá Saneamento pelo governador Fábio Mitidieri. Neste caso dos serviços de comunicação, fala-se em uma concorrência de, aproximadamente, R$ 1 milhão.
Euler Ferreira I
Este colunista se soma à nota do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE) que lamenta, com profundo pesar, o falecimento, do jornalista Euler Ferreira, profissional que dedicou 45 anos de sua vida ao ofício social do jornalismo. Euler construiu uma trajetória marcada pela seriedade, ética e compromisso com a informação, atuando em diferentes frentes da comunicação. Foi repórter, apresentador, comentarista político e diretor de jornalismo, deixando sua marca em cada uma dessas funções.
Euler Ferreira II
“Com sua partida, o jornalismo sergipano perde um de seus grandes nomes, cuja dedicação inspirou colegas de profissão e contribuiu para a formação de novas gerações de comunicadores. O sepultamento ocorreu em Lagarto. O Sindijor-SE se solidariza com familiares, amigos e colegas de Euler Ferreira neste momento de dor, reafirmando a importância de sua memória e legado para a imprensa sergipana”, diz a nota do sindicato.
Buracos em Aracaju
Um dos principais problemas enfrentados pela população na atual gestão de Emília Corrêa (PL) na PMA tem sido o excesso de buracos nas vias públicas da cidade. É evidente que há uma dificuldade (desperdício) em serviços realizados nos períodos chuvosos, mas muitos “paliativos” poderiam ser feitos para tentar minimizar as críticas, que geralmente não vão para a Emurb, mas para a prefeita….
Bomba!
Este colunista foi procurado por moradores do bairro Jardins, em Aracaju, preocupados com a notificação que estão recebendo da Iguá Saneamento. Segundo eles, consta na fatura que a empresa irá cobrar a taxa de esgoto, inclusive onde ela não oferece este serviço. “Não região do Jardins não tem esgotamento sanitário”, denuncia um dos moradores.
Exclusiva!
Outro morador, bastante insatisfeito com os serviços prestados pela Iguá Saneamento, acrescentou dizendo que “Será que despejar os dejetos da população no canal das avenidas, é considerando assim serviço de esgoto pela Iguá?”, questiona. Com a palavra a empresa de saneamento que tem feito os sergipanos sentirem “saudades” da DESO. Quem diria…
Rodrigo Valadares I
O deputado federal Rodrigo Valadares (UNIÃO) protocolou um requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar denúncias feitas pelo influenciador digital Felca (Felipe Bressanim Pereira). Em vídeo recente no YouTube, Felca afirmou que há indícios da existência de uma rede de influenciadores brasileiros que, de forma direta ou indireta, estariam incentivando, facilitando ou normalizando crimes de exploração sexual infantil. O relato também aponta para a atuação de um possível grupo de pedófilos.
Rodrigo Valadares II
As revelações ganharam grande repercussão e reforçaram o alerta sobre o preocupante fenômeno da “adultização” precoce de crianças e adolescentes nas redes sociais. Para Rodrigo, o tema exige resposta imediata. “A infância brasileira precisa ser protegida. Não podemos permitir que crimes tão hediondos fiquem impunes. Cabe ao Parlamento agir com rigor para identificar e responsabilizar todos os envolvidos”, apontou. “O objetivo é não apenas apurar os fatos, mas também garantir a proteção integral prevista na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de cobrar ações urgentes para combater qualquer forma de exploração sexual de menores”.
Fala de Danielle I
A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, a delegada Danielle Garcia, tem todo o direito de indignar com o incidente registrado em um município alagoano, onde um empresário e conhecido influenciador digital na região Nordeste teria agredido duas sergipanas em um evento festivo. A confusão teve grande repercussão e Danielle, além de condenar as agressões, ainda desafiou o suspeito de vir a Sergipe para encontrar com ela em um bar e tentar agredi-la também, como fez com as duas mulheres.
Fala de Danielle II
Em sua fala, visivelmente irritada e indignada, Danielle “incorporou” a delegada e disse que “se Alagoas é terra sem lei, venha ver o que acontece em Sergipe”. A fala forte da secretária de Estado parece ter agradado muitos seguidores nas redes sociais, mas gerou muito desconforto, em especial, entre as forças de Segurança de Alagoas. Foram várias as manifestações condenando a fala de Danielle, sinalizando uma agressão ao Estado de Alagoas. É preciso um pouco mais de equilíbrio…
Luciano Pimentel I
O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para repercutir o discurso do senador Laércio Oliveira (Progressistas) sobre os atrasos e distorções em medidas do Governo Federal que podem comprometer projetos estratégicos e a geração de empregos em Sergipe.
Luciano Pimentel II
Em pronunciamento, o parlamentar destacou que o senador fez críticas às Medidas Provisórias 1304 e 1307, pontuando que elas criam incentivos que beneficiam poucos agentes do setor energético, deixando de promover a competição de mercado e direcionando os benefícios para poucos, prejudicando o potencial de alguns setores e de estados, como Sergipe.
Luciano Pimentel III
Outro aspecto abordado pelo senador e ressaltado por Pimentel foi o adiamento do Leilão de Reserva de Capacidade (LR Cap) 2025, que travou a expansão de usinas termelétricas a gás no país. “Em Sergipe, o cancelamento afeta diretamente um projeto privado que pode adicionar 1,5 GW em nova potência, consumir até 9 milhões de m³/dia de gás e gerar investimentos estimados em R$ 5 bilhões, além de centenas de empregos qualificados”, frisou Luciano Pimentel, citando um trecho do pronunciamento de Laércio Oliveira.
Valorizou Laércio
Por fim, o deputado enalteceu a importância da atuação do senador Laércio Oliveira para fortalecer a presença de Sergipe nos debates sobre o setor energético e a atração de investimentos que possam consolidar o estado como referência nessa área. “Parabenizo, mais uma vez, a atuação do eminente senador Laércio Oliveira, que, enquanto deputado federal, foi relator da nova Lei do Gás, um desenvolvimentista que tem buscado a todo tempo ajudar o crescimento do nosso estado e do Brasil”, concluiu.
Samuel em BSB
Com o objetivo de captar recursos para Nossa Senhora do Socorro, o prefeito Samuel Carvalho cumpriu agenda oficial em Brasília. Lá ele se reuniu com parlamentares e garantiu investimentos para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a pavimentação de estradas vicinais, fortalecendo as áreas de saúde e infraestrutura do município.
UPA na Taiçoca
Uma das conquistas obtidas durante a visita do prefeito Samuel Carvalho a Brasília foi anunciada após reunião com a deputada federal Katarina Feitosa (PSD). O município receberá uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ser implantada no Complexo Taiçoca, viabilizada por meio de emendas do senador Alessandro Vieira e da própria deputada, representando um importante avanço para a saúde de Nossa Senhora do Socorro.
Yandra avança I
Nos últimos dias, a deputada Yandra Moura (União) consolidou resultados importantes em Brasília. A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou o PL 366/2024, que estimula cidades inclusivas e cria instrumentos de fomento e reconhecimento, mantendo o objetivo do texto original da parlamentar.
Yandra avança II
Na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, foi aprovado o parecer ao PL 2694/2024, que institui apoio a jovens egressos de instituições de acolhimento, garantindo uma transição mais segura à vida adulta — avanço validado pelos deputados do colegiado.
Yandra avança III
Além disso, Yandra apresentou o PL 3848/2025, que criminaliza a sexualização e a adultização de crianças e adolescentes em conteúdos digitais e obriga plataformas a bloquear algoritmos e contas que promovam esse tipo de material. É trabalho com foco em proteção social e inclusão, reconhecido pelas comissões da Câmara.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
[email protected] e [email protected]