Por Habacuque Villacorte
Em Julho passado, este colunista trouxe, com exclusividade, o registro de um encontro causal entre o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos) e a superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, no interior do Estado e que gerou muitas especulações sobre o futuro político de ambos. Alguns setores da imprensa, talvez para agradar a base governista, tratou de “esfriar” todas as hipóteses levantadas naquele momento.
Meses depois, eis que o cenário político do Estado começa a “entrar em ebulição”, e após o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciar, com bastante antecedência, a sua chapa majoritária para as eleições de 2026, a oposição também começa a fazer movimentos nos bastidores de olho no processo eleitoral que vai se iniciar. E a “chapa dos sonhos” para algumas lideranças do agrupamento tem exatamente Valmir de Francisquinho como pré-candidato a governador e Priscila Felizola como pré-candidata à vice.
De um lado um líder político altamente popular, que exerce uma forte liderança política na região Agreste, além de ter seu nome bem aceito em todas as regiões do Estado, inclusive na Grande Aracaju. Não custa lembrar que, na eleição para o governo em 2022, mesmo sem seus votos não contabilizados, Francisquinho venceu com folga aquela disputa no 1º turno e teria ido para o turno decisivo contra Rogério Carvalho (PT) não fossem as perseguições.
Do outro lado a oposição teria como alternativa para vice-governadora Priscila Felizola, uma mulher que vem se destacando como gestora do Sebrae Sergipe, comprometida com o fortalecimento do empreendedorismo nos municípios sergipanos, preparada do ponto de vista administrativo e sem os vícios da política. Pode representar o “ponto de equilíbrio” dentro da chapa e fortalecer ainda mais o projeto do agrupamento de vencer a eleição.
É evidente que ainda é cedo para cravar essa chapa, até porque outras lideranças da oposição em Sergipe ainda serão consultadas e tudo passará por amplo diálogo, diferente das imposições que geraram muitos questionamentos dentro da antecipação feita pelo governador. É cada um com suas escolhas e o “jogo político” começando a ganhar formas e contornos de expectativa e emoção com a organização e o trabalho da oposição nos bastidores. A dupla Valmir e Priscila ainda vai tirar o sono de muita gente…
Veja essa!
Segundo a página “Mosqueiro News” no Instagram, a comunidade do Novo Horizonte, no bairro Marcos Freire III, em Nossa Senhora do Socorro, esteve na sede da Iguá Sergipe em busca de informações e soluções para a constante falta de água que vem afetando os moradores da localidade.
E essa!
Diante da mobilização, representantes da concessionária receberam a comunidade, ouviram as demandas e afirmaram que estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível, com o objetivo de levar respostas positivas à população.
O protesto faz parte de um movimento maior, que vem se estendendo por outras comunidades da região, todas enfrentando problemas semelhantes no abastecimento de água. A escassez tem causado transtornos diários aos moradores, que cobram providências urgentes.
Posição da Iguá
Em nota, a Iguá Sergipe informou que já anunciou um conjunto de novas atualizações e investimentos no sistema de abastecimento de água em todo o estado de Sergipe, com a meta de que, até 2026, a água chegue às residências com mais eficiência, regularidade e segurança. A empresa também destacou que, além dos desafios estruturais, o estado enfrenta um problema grave relacionado a furtos de água e ligações clandestinas.
Georgeo Passos
Quem não deixou a manifestação passar batida foi o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). “O povo sergipano está sofrendo muito com a falta de água. Diante disso, manifestantes foram à sede da Iguá, em Aracaju, cobrar uma solução para esse problema que aflige milhares de famílias. O governo vendeu a Deso, e quem está pagando caro por isso é o povo”.
Olha a PMA!
Marcando mais um avanço na valorização do servidor público municipal, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sancionou um conjunto de leis que reestruturam carreiras e atualizam a remuneração de diversas categorias essenciais ao funcionamento da capital. As melhorias contemplam profissionais do magistério, guardas municipais auxiliares, agentes de trânsito, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de trabalhadores da área da saúde.
Emília Corrêa I
“A honra de ser instrumento de Deus é algo muito forte. É ser instrumento para transformar vidas, para oportunizar a melhoria de vida, que é direito das pessoas. Estamos vivendo momentos históricos. Falem o que quiserem, podem bater na prefeita. Eu quero continuar fazendo história, mas não para o meu nome ficar marcado. Quero fazer porque é direito de todos e dever meu. É obrigação nossa. Hoje as categorias têm dignidade, respeito e, com certeza, o respeito desta gestora”, disse a prefeita Emília.
Emília Corrêa II
Durante sua fala, a prefeita destacou a importância das entregas realizadas pela gestão e a decisão de trabalhar pela consolidação das políticas públicas. “Eu jamais quero ser vista como de direita, de esquerda ou de centro. Quero ser vista como uma mulher que tem sensibilidade aos problemas das pessoas e que age com política pública”, frisou a prefeita, deixando um recado para outras categorias.
Emília Corrêa III
“Eu não vou parar aqui. Nós vamos continuar trabalhando. No ano que vem, vamos iniciar os concursos públicos e chamar as categorias. Que o Natal seja todos os dias, em atitudes. Quem carrega Jesus precisa fazer o Natal acontecer todos os dias, com atitudes diferentes para os seres humanos”, completou.
Piso do Magistério
Atendendo a um pleito histórico do Magistério Municipal de Aracaju, a sanção da Lei Complementar que garante a aplicação do piso nacional foi amplamente celebrada pela categoria. O presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo, destacou a importância do momento.
Obanshe Severo
“As pessoas que estão aqui, que estão no dia a dia, talvez não tenham a dimensão do que a gente está fazendo hoje, porque as distorções cresceram muito ao longo dos anos. Com certeza, com essa assinatura, vamos dar um passo decisivo para que a lei do piso seja cumprida fielmente em 2027, como foi definido na mesa de negociação. É um passo importantíssimo, e as futuras gerações vão lembrar desse dia com bastante alegria”, afirmou.
Plano de Carreira
Outro pleito histórico atendido pela gestão municipal foi a sanção da Lei Complementar que institui o Plano de Carreira dos agentes de trânsito. A medida estabelece diretrizes para progressão, promoção e funções de confiança, conferindo à categoria a dignidade funcional esperada há anos.
GM contemplada
Após décadas de espera por valorização, os guardas municipais auxiliares também celebraram. A prefeita de Aracaju sancionou a lei que institui a tabela de vencimentos-base do quadro de pessoal da Guarda Auxiliar Municipal, organizando a estrutura remuneratória do setor.
Técnicos de enfermagem
Também emocionada, a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Gilvania Marques, comemorou a sanção da lei que permite o reenquadramento dos atuais auxiliares de enfermagem no cargo de técnico de enfermagem, dentro da mesma categoria ocupacional da saúde. “Os auxiliares de enfermagem já exerciam funções de técnico dentro das unidades e não eram reconhecidos. Hoje, uma mulher reconhece essa categoria. A palavra é gratidão”, concluiu.
Nove leis sancionadas
O pacote de leis sancionado pela prefeita inclui ainda a reorganização das tabelas de vencimentos dos servidores da Administração Geral do Executivo municipal, além dos cargos de Técnico Ambiental e Analista Ambiental. Também foi sancionada a Lei Complementar que estabelece tabela de vencimentos com progressão automática a cada dois anos para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
Mais conquistas
Além disso, o conjunto de medidas contempla alterações nas normas do Regime Próprio de Previdência Social, adequando-as à legislação federal, com foco na rigidez do sistema e na proteção do futuro dos servidores, bem como a atualização do Estatuto dos Procuradores do Município, com avanços remuneratórios e ajustes na estrutura administrativa da Procuradoria-Geral do Município.
Eduardo Amorim I
Ao completar 150 anos, a Catedral Metropolitana de Aracaju se estabelece como um ponto fundamental de religiosidade, memória, patrimônio, cultura e arquitetura. A capital sergipana celebra esse templo que surgiu quando Aracaju tinha apenas 20 anos de fundação, e, desde então, acompanha o crescimento da cidade. Para este dia especial, a Arquidiocese Metropolitana preparou uma missa em ação de graças que marca a abertura do Ano Jubilar Sesquicentenário.
Eduardo Amorim II
“É dia de saudar a nossa Catedral Metropolitana de Aracaju, que começou a ser construída no ano de 1862, mas só foi inaugurada em 22 de dezembro de 1875. São 150 anos de história, resistência e bênçãos para o povo aracajuano, sobretudo para os fiéis da Igreja Católica. Como gosto muito de história, ressalto que este ano a Catedral também completou 40 anos desde que sua arquitetura foi tombada como patrimônio do nosso povo”, saudou Eduardo Amorim.
Eduardo Amorim III
O processo de preservação do templo, entretanto, enfrentou desafios significativos ao longo da última década. Após anos de portas fechadas para intervenções estruturais complexas, a reabertura e o início das novas fases de restauro artístico simbolizam não apenas a recuperação física de um edifício, mas o resgate da identidade visual e afetiva do centro histórico da capital sergipana.
Eduardo Amorim IV
Eduardo Amorim, durante seu mandato como senador, destinou cerca de R$ 1,5 milhão em emendas para o restauro da catedral, assumindo seu compromisso com a cultura e o patrimônio histórico. “Fiz questão de destinar emendas parlamentares para a reforma da catedral. Há 10 anos, no mês de junho, reuni-me com o então Arcebispo Metropolitano, Dom José Palmeira Lessa, e anunciei que a bancada de Sergipe iria destinar R$ 1,8 milhão, dos quais sempre tive o compromisso para com esse marco católico, arquitetônico e cultural do Nordeste”, lembrou.
Convênio
A Associação Brasileira de Apoio ao Cultivo e Pesquisa da Cannabis Medicinal, Salvar-SE, e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) firmaram o Termo de Convênio para Execução de Estágio Obrigatório e Não-Obrigatório (TCE). O documento foi assinado pelo presidente da Salvar-SE, Paulo Reis, e a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade. Trata-se de um acordo para que os alunos do Instituto possam estagiar na Associação. Todos os estágios serão ofertados dentro do programado pelo curso que o estudante esteja matriculado, de forma a contribuir diretamente com o seu aprendizado.
Salvar/SE
A Salvar-SE abrirá suas portas para os estágios levando em consideração as áreas de seu interesse. Eles poderão ter esta formação integrada em seu currículo escolar, seja de forma obrigatória ou não, ou seja, serão oferecidos os serviços para as matérias curriculares que exigem ou não a realização de estágio. Os alunos poderão permanecer atuando na Salvar-SE pelo período máximo de dois anos e, a cada seis meses, deverão entregar aos IFS um relatório das atividades desenvolvidas. Eles ainda precisarão apresentar a Salvar-SE um documento comprobatório de regularidade escolar.
Acompanhamento
Todos serão acompanhados regularmente de profissional com formação ou experiência comprovada na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário como forma de orientação. Será ainda possível realizar atividades e cursos extracurriculares voltados para complementação da aprendizagem. A Salvar-SE encaminhará ao IFS as áreas de interesse para admissão dos estagiários e realizará processo de seleção. O IFS informará aos seus alunos quando houver a abertura das inscrições. O convênio tem prazo de cinco anos de vigor.
Aracaju Parque Shopping I
O Aracaju Parque Shopping encerra 2025 vivenciando um novo momento, marcado pela ampliação da área locada, chegada de novas operações e fortalecimento do posicionamento do empreendimento no mercado sergipano. Ao longo do ano, foram assinados 20 novos contratos, que somam mais de 2 mil metros quadrados de área locada. Desse total, pelo menos mil metros quadrados correspondem a lojas shell, espaços que nunca haviam sido ocupados anteriormente e que passam a integrar essa nova fase do shopping.
Aracaju Parque Shopping II
Entre os principais destaques desse processo de reposicionamento está a implantação de uma mega clínica oftalmológica, que ocupará cerca de 500 metros quadrados no segundo piso do shopping, em uma área antes não locada, ao lado da loja Le Biscuit. Com expectativa de atender aproximadamente 700 pessoas por dia, a unidade tem inauguração prevista para 2 de fevereiro de 2026.
Aracaju Parque Shopping III
A clínica é parceira do Programa Novo Olhar, da Prefeitura de Aracaju, e em 2025 realizou um grande mutirão de atendimentos em uma estrutura provisória instalada no estacionamento do shopping, beneficiando mais de 20 mil pessoas. A partir de 2026, além do atendimento ambulatorial, o espaço passará a oferecer também cirurgias no próprio local, ampliando a capacidade e a qualidade do serviço prestado à população dentro dessa nova configuração do empreendimento.
Josivaldo Ramos
Segundo Josivaldo Ramos, diretor de Cultura e Performance da JR Malls, a implantação da clínica simboliza esse novo momento vivido pelo shopping. “Estamos falando de um equipamento de saúde com impacto direto na qualidade de vida da população. O Aracaju Parque Shopping se consolida como um espaço que vai além do consumo, oferecendo serviços essenciais e promovendo inclusão”, afirma.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
[email protected] e [email protected]

