Por Habacuque Villacorte
Muito além do que vem sendo noticiado sobre o mundo político sergipano, a população merece ter conhecimento de algumas informações dos bastidores. O assunto do momento continua sendo a ruptura do vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania) com a prefeita Emília Corrêa (Republicanos), mas olhando para o agrupamento governista, este colunista chama a atenção para o movimento de “fritura” que está estabelecido contra o pré-candidato ao Senado, André Moura (UNIÃO).
Há meses que este colunista, reiteradas vezes, vem questionando a postura de aliados do governador Fábio Mitidieri (PSD) que não declaram apoio a André Moura para o Senado e, em determinados momentos, chegam a criticar o ex-deputado. O discurso não corresponde à prática! Reiteradas vezes, Mitidieri diz que André é o seu “número 1” para o Senado, mas o chefe do Executivo permite que até seus familiares ignorem seu apoio e continuem se esquivando do apoio formal a ele.
Aliados do governador, em todo o Estado, sinalizam apoios para Alessandro Vieira (MDB), Edvaldo Nogueira (PDT), Rogério Carvalho (PT) e até para Rodrigo Valadares (UNIÃO), mas muitos prefeitos não irão pedir votos e nem trabalhar para ajudar a eleger André Moura. Fábio já não esconde por onde anda seu desejo de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT), como também as tratativas com Rogério Carvalho e outros membros do PT.
Mitidieri usa a “força da máquina” para atrair quem tem potencial político e eleitoral para perto. E geralmente quem “muda de lado” passa a ter que pagar uma “fatura alta” junto ao eleitorado por essa aproximação. No caso de André Moura tem sido um pouco diferente. Ele é “vendido” como aliado pelo governador, mas os “amigos do Palácio” estão visivelmente criando um cenário político para tentar desgastar o ex-deputado e, de alguma forma, “unir” Mitidieri ao senador Rogério Carvalho.
Antes os “ataques” eram feitos publicamente pelo senador Alessandro Vieira, mas os “acordos” simularam uma “suposta trégua” dentro da base governista, mas nos bastidores, quem continua sendo atacado é André Moura! E o pior: ele não tem sido “alvo” dos oposicionistas, de quem não caminha politicamente com o governo, mas dos próprios amigos de Mitidieri! Sempre criando uma situação de desgaste para André e com narrativas que favorecem Alessandro e Rogério.
Por ironia do destino, mesmo diante de tanto “fogo amigo”, André Moura tem se mostrado paciente e leal ao projeto, mesmo visivelmente insatisfeito com a situação. Com o pouco de experiência que este colunista acumulou nos bastidores da política de Sergipe, a impressão é que uns “forçam” uma reação mais dura de André, querem que uma possível “ruptura” parta dele! Talvez para lhe imputar mais uma “culpa”: a da ingratidão! Uma prova de que a política não é ambiente para amadores…
Mas, com todo respeito ao governador, e como perguntar não ofende, será que Mitidieri não tem a percepção de tudo o que está acontecendo? Será que ele não tem o controle sobre todo esse “clima hostil” que vem se formando contra André, o seu “suposto” número 1? Se Fábio não controla, demonstra que não lidera o grupo! Como esse colunista tem convicção da liderança e popularidade de Fábio (SIC), então fica a certeza de que André Moura ainda vai “sofrer” um pouquinho na base aliada…
Bomba!
Ainda sobre esse “martírio” vivido por André Moura, chega a informação de rumores sobre um encontro do governador Fábio Mitidieri com o senador Rogério Carvalho, essa semana. Possivelmente dentro das tratativas para unificar o palanque do presidente Lula aqui em Sergipe…
Exclusiva!
Sobre esse suposto encontro entre Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho, além de Lula, será que não trataram das reeleições de ambos, para o governo e para o Senado? E o outro pré-candidato a senador da situação? Será Alessandro, o “preferido” da família Mitidieri, ou o “desprezado” do André Moura? Essa política de Sergipe…
Ricardo Marques I
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, entrou em contrato com este colunista para explicar que, apesar do rompimento político com a prefeita Emília Corrêa, ele negou que tenha “mudado de lado” conforme afirmou o titular deste espaço. “Não mudei de lado! Fui humilhado, isolado, escanteado e ninguém fica onde não é bem acolhido”.
Ricardo Marques II
O vice-prefeito conversou com este colunista em tom de “direito de resposta” e pontuou que tem conversado com outros partidos políticos e até com o governador Fábio Mitidieri. “Não houve mudança de lado e sim escanteamento e falta de valorização. Estou conversando com vários partidos, com o governador e só comecei a fazer isso agora, mais de um ano depois”.
Ricardo Marques III
Ricardo disse que ficou em silêncio durante todo esse tempo como auxiliar e vice-prefeito da capital. “Estamos no ano eleitoral agora e isso me exige posicionamento. Não dá para ficar o tempo todo calado! Respeito a prefeita, exerço o cargo de vice, mas agora em 2026 as coisas mudam! Se eu não falo, seria silenciado e apagado, morto na política. Prefiro morrer, mas falando a verdade”.
Sobre o PL
Questionado por este colunista se Ricardo pode ser pré-candidato a governador pelo PL com Rodrigo Valadares para o Senado, ele disse que “eu tenho conversado com ele (Rodrigo) e é natural que esteja sendo procurado, mas vamos continuar analisando. Posso disputar para (deputado) estadual, (deputado) federal e até para governador”.
Sobre o Cidadania
Já sobre seu futuro político no Cidadania, ele disse que “eu continuo no Cidadania, mas acho que não temos tempo viável para que aconteça (Federação com o PSB) e assim fica difícil montar uma chapa competitiva dentro da legenda. Minha intenção é ficar, mas se tiver que sair, a Executiva do partido tem consciência da minha realidade em Sergipe e do que estou precisando. Se eu sair é porque neste momento o partido não tinha condições de nos ajudar com recursos, com estrutura”.
Veja essa!
Ricardo Marques explicou que desde o princípio o projeto de pré-candidatura a deputado federal não era pessoal, mas de grupo. “Passei o ano de 2025 todo sendo chutado e humilhado, mas chegou o momento de dar um basta! Comecei a falar agora, mas dei tempo suficiente para saberem que tenho importância. Depois do Carnaval vamos definir porque política não é pressa, mas é a ciência da conversa”.
E essa!
“Não vou tomar uma decisão apressada para não errar! Não generalizo porque existem pessoas na gestão que gostam de mim! Temos boa relação, mas eles não querem se indispor. Eu fiz gestos suficientes para provar que eu era leal”, completou Ricardo Marques, reafirmando que tem conversado com vários partidos, que recebeu convites do governador e do pré-candidato a senador, Rodrigo Valadares.
Breno Bergson I
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará, nesta sexta-feira (30), às 10h, a sessão solene de posse do advogado Breno Bergson Santos como juiz membro da Corte Eleitoral, na Classe Advogado. O evento é aberto à imprensa, autoridades e representantes da comunidade jurídica. A cerimônia será conduzida pelo presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, e ocorrerá no Auditório do Tribunal, localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Variante 2, Lote 7, Bairro Capucho, em Aracaju.
Breno Bergson II
Breno Bergson Santos é bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit), com conclusão do curso em 2006, e especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade Anhanguera. Possui ampla atuação na área jurídica, com experiência em processos judiciais nos âmbitos estadual e nacional, especialmente nos Tribunais Superiores, como o STJ, TSE e STF, além de atuação no campo extrajudicial.
Breno Bergson III
No setor público, atuou junto ao Congresso Nacional, exercendo a função de assessor jurídico da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Também foi titular da Câmara Técnica de Assuntos Institucionais e Legais do Conselho da Bacia do Rio São Francisco, bem como da Câmara Institucional Legal do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, em 2007, e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Breno Bergson IV
No âmbito da advocacia institucional, foi titular da Comissão de Direito Público da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE), em 2014, e da Comissão de Direito Legislativo da OAB-SE. Atualmente, integra o Conselho do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SE.
Saúde de Aracaju I
Quem precisa de atendimento encontra, atualmente, uma rede de saúde mais acolhedora na capital sergipana. Aracaju está entre as capitais com melhor acesso à saúde do Brasil, ocupando a 3ª posição no Nordeste e a 8ª no país no Ranking 2025 de Acesso à Saúde, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Saúde de Aracaju II
O resultado reflete as mudanças na organização da rede municipal, como a reestruturação da Atenção Primária, a regularização do fornecimento de medicamentos e a implantação do Acesso Avançado em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs). O novo modelo garante consultas no mesmo dia ou em até 72 horas, conforme a necessidade do usuário, substituindo o antigo formato de marcação mensal.
Saúde de Aracaju III
Segundo a secretária municipal da Saúde, Débora Leite, o desempenho no ranking é consequência de planejamento técnico e de políticas públicas voltadas para quem utiliza o serviço. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo ao priorizar o acesso no tempo adequado e o cuidado contínuo. Nosso foco é garantir que cada cidadão encontre atendimento quando precisar, com qualidade e dignidade”, afirmou.
Saúde de Aracaju IV
Além da ampliação do acesso, Aracaju também se destaca pelos avanços na imunização. O município superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para alguns imunizantes, aumento a cobertura para o vírus Influenza e fortaleceu a proteção de grupos prioritários. O desempenho é resultado de uma rede estruturada, do Plano de Contingência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e de ações descentralizadas que ampliaram o acesso da população às vacinas.
Saúde de Aracaju V
Ao longo de 2025, a vacinação chegou a diferentes espaços da cidade. Pontos de imunização foram implantados em shoppings, universidades, empresas, repartições públicas, unidades prisionais e locais de grande circulação, além de ações externas voltadas à imunização de pessoas em situação de rua. As 45 USFs funcionam como serviço porta aberta para vacinação de segunda a sexta-feira, assegurando acesso contínuo e gratuito a crianças, gestantes e à população em geral.
Yandra Moura I
Com a agenda legislativa fortalecida e foco na aprovação de projetos de impacto social, a deputada federal Yandra Moura (União) chega a 2026 ampliando sua atuação no Congresso Nacional. A parlamentar já contabiliza quatro projetos aprovados pela Câmara dos Deputados, com medidas que garantem direitos às mulheres na saúde, ampliam oportunidades para o primeiro emprego de jovens, asseguram validade permanente a laudos médicos de pessoas com TEA e deficiência não transitória e oferecem suporte a municípios afetados pela queda nos repasses do FPM.
Yandra Moura II
Deputada pelo União Brasil em Sergipe, Yandra se prepara para mais um ciclo legislativo com um perfil consolidado entre os parlamentares de maior influência do Congresso Nacional. A atuação é marcada por produtividade elevada e pela ocupação de funções estratégicas, o que a insere no centro das decisões políticas da Câmara dos Deputados.
Yandra Moura III
O desempenho foi reconhecido pelo Índice de Influência Parlamentar, que a posicionou como a oitava deputada federal mais influente da Casa. No ranking geral, aparece na 63ª colocação entre os 513 parlamentares, sendo a única representante do Nordeste entre os dez primeiros nomes. Ao longo do mandato, a deputada apresentou 73 proposições legislativas, com foco em áreas sensíveis ao cotidiano da população.
Yandra Moura IV
A projeção política também é resultado da ascensão a cargos relevantes. Yandra preside a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e atuou como coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política, espaços estratégicos no debate sobre desigualdades regionais e participação feminina na política. Em 2025, foi oficializada como vice-líder do União Progressista, maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, que reúne 275 parlamentares. A função ampliou sua participação na articulação política e no encaminhamento de pautas prioritárias no plenário.
Yandra Moura V
A atuação da deputada extrapolou o cenário nacional. Ela é membro titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e integrou a delegação do Brasil em agendas internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, e as Sessões da Comissão sobre a Situação das Mulheres, na sede da ONU, em Nova Iorque.
Georgeo Passos I
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) destinou R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares para o município de Aracaju para 2026. Os recursos contemplam áreas estratégicas como saúde, turismo, juventude, esporte, assistência social e qualificação profissional, fortalecendo políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população da capital sergipana.
Georgeo Passos II
A destinação foi formalizada por meio do Ofício nº 002/EMENDAS/2026, entregue à prefeita Emília Corrêa, detalhando os valores, órgãos beneficiados e os objetivos de cada emenda. “Feliz por ser o deputado estadual que mais destinou recursos para a Prefeitura de Aracaju. Estamos contribuindo com o desenvolvimento da capital, com recursos para serem investimentos em diversas áreas”, frisou Georgeo.
Distribuição dos recursos I
Dentre as emendas estão assegurados R$ 250 mil para a Secretaria Municipal do Turismo (SETUR), destinados à melhoria da infraestrutura turística de Aracaju. A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS) receberá R$ 100 mil para aquisição de material permanente, viabilizando a implementação do projeto “PCD Digital”, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.
Distribuição dos recursos II
Das emendas, o maior volume de recursos foi destinado à área da saúde, com R$ 600 mil para o Fundo Municipal de Saúde. Também foram destinados R$ 250 mil ao Fundo Municipal de Formação para o Trabalho (FUNDAT), para aquisição de material permanente da Unidade de Qualificação Profissional no bairro Mosqueiro, além de R$ 70 mil para a SEMFAS, voltados ao fortalecimento do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Aracaju.
Distribuição dos recursos III
A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP) foi contemplada com R$ 20 mil para custeio de premiações em eventos voltados à juventude e R$ 10 mil para aquisição de passagens para o transporte de jovens atletas em competições esportivas.
Compromisso com Aracaju
Para Georgeo, a destinação dos recursos reforça o compromisso com o desenvolvimento da capital e com o fortalecimento das políticas públicas municipais. A liberação dos valores seguirá os trâmites administrativos, com orientação da Secretaria de Estado da Casa Civil. “Aracaju agradece muito ao deputado Georgeo Passos pela sensibilidade e pelo compromisso. As emendas parlamentares ajudam a dar celeridade na realização e nos resultados”, pontuou a prefeita Emília Corrêa.
Memorial de Sergipe I
Com o objetivo de reforçar o conhecimento e a valorização da história e da cultura sergipana, o Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa está com o calendário de visitas escolares oficialmente aberto para o ano de 2026. O acervo oferece aos estudantes uma rica experiência educativa com acesso a exposições temáticas, obras representativas e mediação cultural.
Memorial de Sergipe II
O espaço reúne conteúdos que abordam a formação histórica, social e cultural de Sergipe de forma didática e acessível. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato pelo WhatsApp do Memorial de Sergipe, no número (79) 98108-1866 e pedir informações. As vagas são organizadas conforme a disponibilidade do calendário. Escolas da rede pública de ensino têm direito à gratuidade no agendamento das visitas. O Memorial de Sergipe está localizado na Av. Santos Dumont, nº 100, na Orla de Atalaia, em Aracaju.
Amparo de São Francisco I
A comunidade de Amparo de São Francisco já está nos preparativos para mais uma Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira do Município. E para este ano, a gestão municipal não conteve esforços para fazer um grande evento, digno de sua tradição. Grandes artistas do cenário regional farão parte da programação entre os dias 07 e 08 de fevereiro.
Amparo de São Francisco II
O prefeito Marcos Sandes afirma que esta festa atravessa gerações e movimentará a economia local. “Além de valorizarmos nossa cultura religiosa e nossa história, o povo vai se preparar para receber visitantes de todo o Baixo São Francisco. Isso movimenta a cidade, onde as pessoas alugam casas e o comércio local reforça seu estoque para atender a demandas dos romeiros e foliões”, comera o gestor.
Amparo de São Francisco III
A tradição que existe desde 1953, é realizada no mês de fevereiro e já fez muita história na região. O evento, que acontecerá na Praça da Independência, no centro da cidade, conta com o apoio do Governo do Estado e terá toda a segurança, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, além de segurança contratada. “Vamos fazer uma bela festa, bem-organizada para receber a participação calorosa do nosso povo, com muita alegria, mantendo nossas tradições”, convida Marcos Sandes.
Alô São Cristóvão!
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, (Semfaz), informa que está disponível o calendário de pagamento da Taxa de Licença para Instalação e Funcionamento (TLF) de 2026. Os contribuintes que não possuem débitos de exercícios anteriores e efetuarem o pagamento integral da TLF até o dia 27 de fevereiro de 2026 terão um desconto de 10%.
Pagar parcelado
Neste ano, quem optar por pagar parcelado, poderá dividir em até seis vezes, com vencimentos nas seguintes datas: 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril, 29 de maio, 30 de junho e 31 de julho de 2026. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 102,15 para pessoa física e R$ 204,30 para pessoa jurídica. Os pagamentos podem ser feitos via PIX ou códigos de barras.
TLF
A TLF é um tributo municipal fundamental para a organização, fiscalização e desenvolvimento econômico de São Cristóvão. Seu pagamento garante que empresas e estabelecimentos estejam regularizados, funcionando de acordo com as normas legais, urbanísticas, sanitárias e de segurança do município.
Cláudio da Hora I
Segundo Cláudio da Hora, secretário da fazenda, a arrecadação da TLF representa uma importante fonte de receita própria. “Ela fortalece a capacidade financeira da Prefeitura para planejar, manter e aprimorar serviços públicos essenciais. Esses recursos contribuem diretamente para ações de fiscalização, ordenamento urbano e melhoria da infraestrutura municipal”, pontuou Cláudio.
Cláudio da Hora II
Além disso, ele também afirmou que “a TLF promove justiça fiscal, assegurando que todos os empreendimentos contribuam de forma justa para o custeio das atividades administrativas e de controle exercidas pelo poder público.” Ao manter a TLF em dia, o contribuinte colabora com o crescimento ordenado da cidade, o fortalecimento da economia local e a construção de um município mais organizado, seguro e sustentável para todos.
Mais informações
Os boletos estão disponíveis no site da Prefeitura de São Cristóvão (www.saocristovao.se.gov.br), onde os contribuintes podem acessar o menu “Contribuinte”, clicar em “TLF”, inserir os dados e gerar os boletos. Para mais informações, o Plantão Fiscal da Semfaz atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, pelos telefones (79) 3045-4924 e (79) 99675-3471.
Cannabis medicinal I
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, uma resolução que regulamenta a produção de Cannabis medicinal no Brasil. Trata-se do cumprimento a uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que abordou esta regulamentação do cultivo exclusivamente para fins medicinais e farmacológicos. Com isso, a Anvisa reconheceu a importância das associações que ajudam milhares de pessoas em todo o país.
Cannabis medicinal II
“A Resolução incluiu no arcabouço regulatório uma RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) específica para associações de pacientes (Sandbox), com previsão de participação em chamamento público e operação em pequena escala, visando gerar evidências sanitárias e operacionais. No entanto, os limites máximos de produção e de pacientes ainda não foram especificados e deverão ser definidos em editais e protocolos regulamentares futuros”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Apoio ao Cultivo e Pesquisa da Cannabis Medicinal, Salvar-SE, Paulo Reis.
Cannabis medicinal III
A Agência realizará um chamamento público, que definirá limites de produção e de pacientes atendidos. Cada associação deverá seguir estritamente a quantidade de medicamentos autorizada a produzir, podendo plantar apenas o número necessário para a quantidade definida de produtos. A Anvisa permitiu, a partir de agora, que empresas cultivem a planta para a produção. Ela, contudo, determinou que os produtos se restrinjam ao teor de THC de até 0,3%, o que pode ser um problema, já que o Brasil é um país tropical.
CRÍTICAS E SUGESTÕES

