Por Habacuque Villacorte
Nos últimos 20 anos, um dos assuntos mais questionados durante todas as gestões que passaram pela Prefeitura de Aracaju foi a necessidade de se revitalizar o Plano Diretor. Sem ele a cidade vem crescendo de forma desordenada todos esses anos, beneficiando apenas alguns setores empresariais que acumularam grandes “fortunas” através da exploração imobiliária. Enquanto isso, a população em geral até hoje sofre sem o devido saneamento ambiental e sem a devida mobilidade urbana.
Para quem não lembra (ou para os setores que não têm interesse em lembrar), a tão criticada gestão do ex-prefeito João Alves Filho (in memoriam), de todos esses anos foi a que mais avançou nas discussões sobre o Plano Diretor, com a realização de dezenas de audiências públicas nos mais diversos bairros da capital, levantamento realizado sob forte participação popular, mas desconsiderado desde 2017 pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que parece ter “engavetado” todo o material técnico levantado.
A então candidata Emília Corrêa, em meados de 2024, se comprometeu em entrevista ao CINFORM ON LINE, que se eleita prefeita trabalharia para que a revisão do Plano Diretor saísse do papel! À época, Emília disse que “um Plano Diretor atualizado é fundamental para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade. É inadmissível que Aracaju esteja desde 2000 sem um plano atualizado, o que tem contribuído para o crescimento desordenado e a falta de infraestrutura adequada”.
Emília ainda assumiu o compromisso: “a revisão do Plano Diretor será uma prioridade em nossa gestão, garantindo que ele reflita as necessidades atuais e futuras da nossa cidade, promovendo um desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável”. Essa semana, o Comitê Gestor do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju realizou uma reunião estratégica com o Conselho de Desenvolvimento Urbano (Condurb), marcando mais uma etapa decisiva no processo de revisão e atualização do principal instrumento de planejamento urbano da capital sergipana.
Em síntese, assim como teve coragem de enfrentar (e resolver) problemas crônicos da cidade como a renovação da frota do transporte coletivo com ar-condicionado, a licitação da coleta do lixo da cidade (encerrando os contratos emergenciais), a valorização do funcionalismo público, a revitalização do centro comercial e das praças públicas, a prefeita Emília Corrêa acerta precisamente em apostar na revisão do Plano Diretor de Aracaju.
É evidente que há muito por fazer na cidade, mas os acertos da gestão atingem diretamente as pessoas mais pobres, aqueles que mais precisam da atenção e da atuação do poder público. E, após tantos anos de muita politicagem e dos interesses empresariais prevalecendo sobre o desenvolvimento ordenado de Aracaju, fica a torcida que o Plano Diretor realmente seja revisado que as questões ambientais, em especial, tenham a devida atenção. Estamos falando de uma cidade moderna e sustentável…
Veja essa!
Este colunista já noticiou isso, semana passada, e chega mais uma informação de uma “reunião secreta” entre o governador Fábio Mitidieri (PSD), o senador Rogério Carvalho (PT) e o chefe da Casa Civil, Luiz Mitidieri. Ainda não se tem a confirmação do local, mas fontes do Palácio confirmam que o encontro realmente ocorreu.
E essa!
São fortes os rumores de pressões para que o senador Rogério Carvalho passe a compor a chapa majoritária, liderada pelo governador. Há quem assegure que essa é uma imposição do presidente Lula para fechar a aliança com Mitidieri. Resta saber se o governador irá desfazer sua chapa! André Moura, André Moura, digo é nada….
Falando em André
O fenômeno “Valmir de Francisquinho elegível” fez tanto “efeito” que, para assistir ao show de ALOK, o governador Fábio Mitidieri rapidamente passou a usa o boné com o nome de André Moura. A impressão é que agora “o jogo virou” e hoje Mitidieri vai precisar muito mais do União Brasil do que imaginava…
Bomba!
Setores da Esquerda, movimentos sociais, sindicalistas e representantes de classes demonstram que não têm intenção nenhuma de apoiar a reeleição do governador Fábio Mitidieri. Um político vinculado ao segmento já teria desabafado dizendo que, além de não votar, logo deve passar a defender o nome de Iran Barbosa (PSOL) para o governo do Estado.
Exclusiva!
Ainda sobre o fenômeno “Valmir de Francisquinho elegível”: no sábado (31), também de forma extraoficial, teria ocorrido uma reunião emergencial no Palácio para discutir o novo cenário político com o prefeito de Itabaiana apto para disputar o governo. Valmir “tirou o sono” de muita gente e em todas as enquetes nas redes sociais, pelos diversos perfis do Estado, o “PATO” abre uma vantagem assustadora para Mitidieri.
Sentimento popular
A liderança de Valmir em todas as enquetes expõe um sentimento popular que foi abruptamente interrompido em 2022 e que parece ter voltado à tona agora em 2026. Os números também expõem uma fragilidade do governo de Mitidieri que, pela reação do povo, não está bem avaliado e sinaliza que o conjunto de seu governo “é mais Marketing e Propaganda e menos gestão”.
Nova torcida organizada
Quem acompanha as redes sociais, alguns setores da imprensa e as rodas políticas tem a certeza que temos uma nova “torcida organizada” em nosso Estado e que não tem paixão nem pelo Confiança e muito menos pelo Sergipe, mas a “torcida contra a liminar” dada pelo STJ ao prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. A decisão deixou uma turma “nervosa” e com a necessidade de “criar um ambiente frágil”.
Ministro bem respeitado
O problema é que em todo o meio jurídico a afirmativa é que o ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, é o nome mais respeitado daquela Corte. Ou seja, uma decisão do magistrado geralmente é acompanhada por seus pares. Sendo assim, a “torcida organizada” pela derrubada da liminar não deve ter “êxito” e, para derrotar Valmir, desta vez terá que ser na urna e não no “tapetão”…
Olha o IPTU!
Os contribuintes aracajuanos podem aderir à cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 até a próxima sexta-feira (6), garantindo desconto de 7,5%. O prazo foi prorrogado pela Prefeitura de Aracaju por meio de decreto municipal, como medida de cuidado com o orçamento das famílias e respeito ao contribuinte.
Imposto “congelado”!
A prorrogação ocorre em um contexto de responsabilidade social e justiça tributária, considerando que, pelo segundo ano consecutivo, o valor do IPTU permanece congelado, sem qualquer reajuste para o exercício de 2026. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com equilíbrio fiscal e previsibilidade financeira para a população.
Carnês sendo entregues
O novo prazo também leva em conta os impactos provocados pela greve dos Correios no final de 2025, que ocasionou atrasos na entrega dos carnês em diversos endereços da capital. Com a alteração no calendário, os carnês que ainda estão sendo entregues perderam a validade para pagamento em cota única com desconto, sendo necessária a emissão de uma segunda via atualizada.
Cota única
A emissão da cota única atualizada deve ser feita exclusivamente por quem deseja aproveitar o desconto. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento podem utilizar normalmente o carnê recebido pelos Correios. A segunda via pode ser emitida de forma rápida e segura no Portal do Contribuinte, no endereço fazenda.aracaju.se.gov.br , com possibilidade de pagamento via PIX, por meio de QR Code. O atendimento presencial segue disponível na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Sidney Thiago
O secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, ressaltou que a prorrogação é resultado de uma gestão sensível às necessidades da população. “Essa prorrogação é fruto de diálogo, escuta ativa da população e de uma gestão que busca equilíbrio entre arrecadação e cuidado com o cidadão. Nosso objetivo é facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, sem penalizar o contribuinte”, afirmou. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, a Secretaria Municipal da Fazenda disponibiliza o telefone (79) 3179-1100.
Yandra Moura I
A deputada federal Yandra Moura (União) apresentou três projetos de lei na Câmara dos Deputados com o objetivo de aprimorar a assistência e os direitos de pessoas com Epidermólise Bolhosa (EB), uma doença rara e hereditária que afeta a pele e as mucosas. As propostas visam desde a criação de uma pensão especial até a implementação de mecanismos de identificação e acesso rápido a prontuários médicos.
Yandra Moura II
Entre as iniciativas, Yandra Moura é coautora do PL 5.233/2023, que propõe a criação de uma pensão especial para pessoas com EB. O projeto aguarda a designação de relator na Comissão de Saúde. “Poderemos auxiliar diversas pessoas que enfrentam essa doença. Estamos empenhados em fazer a diferença na vida dessas famílias e garantir o apoio necessário”, declarou a deputada.
Yandra Moura III
Outro projeto, o PL 2.231/2024, sugere a adoção do cordão de fita com corações entrelaçados como símbolo identificador de pessoas com EB. A medida busca ampliar o reconhecimento e a conscientização sobre a doença, facilitando a identificação e promovendo maior inclusão social.
QR Code
Em 2025, a parlamentar protocolou o PL 269/2025, que prevê a criação de uma pulseira com QR Code para identificação e acesso ao prontuário médico de pessoas com Epidermólise Bolhosa. A proposta visa garantir mais segurança, mobilidade e agilidade no atendimento de emergência.
Monitora
Yandra Moura mantém contato com a Associação Sergipana de Epidermólise Bolhosa (ASSEB) e acompanha de perto a realidade das famílias afetadas, incluindo a de Luna Santana Moura, que se tornou um símbolo da luta pela causa. Em Brasília, a deputada esteve com Gui Gandra na Câmara dos Deputados, durante a entrega da Medalha de Mérito Legislativo, e reforçou seu compromisso com a pauta.
Epidermólise Bolhosa
A Epidermólise Bolhosa é uma condição rara, com incidência estimada em 20 casos para cada milhão de nascidos vivos. No Brasil, a Associação DEBRA registra pouco mais de mil casos diagnosticados. A doença se manifesta desde o nascimento e pode impactar significativamente a qualidade e a expectativa de vida.
Flávio Vieira na Iguá
Depois de tantos desserviços, enfim a Iguá Sergipe acertou uma: contratou o competente e atencioso Flávio Vieira para coordenar a comunicação da instituição em Sergipe e para melhorar o relacionamento com a imprensa e o contrato com a população. A coluna deseja sucesso e muita paciência para o profissional Flávio Vieira que, por muitos e muitos anos, demonstrou competência e conhecimento da causa como porta-voz da DESO.
Reconhecimento para Eraldo
Por sua vez, a coluna também reconhece e parabenizar o profissional de comunicação Eraldo Souza que assumiu o desafio, por vezes, de ter que tocar os trabalhos da Iguá por todo Estado. A empresa ainda não demonstrou efetividade nos serviços, mas Eraldo deu sua contribuição legítima, digna e com o profissionalismo necessário. Não é fácil “vender uma marca” que não ajuda…
Rodrigo Valadares I
O deputado federal Rodrigo Valadares (União) participa de missão oficial no Bahrein ao lado do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em uma agenda internacional voltada ao fortalecimento do diálogo institucional, da cooperação internacional e da troca de experiências em temas estratégicos para o Brasil.
Rodrigo Valadares II
A comitiva brasileira é formada ainda pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, pelo deputado federal Paulo Bilynskyj e pelo jornalista Paulo Figueiredo. Durante a missão, o grupo participa de encontros com autoridades locais e lideranças políticas, com foco no reposicionamento do Brasil no cenário global e na construção de parcerias baseadas em respeito, soberania e desenvolvimento.
Rodrigo Valadares III
Para Rodrigo Valadares, a agenda no Bahrein tem papel estratégico, especialmente no que diz respeito à geopolítica e à segurança alimentar. “O Bahrein é um mercado extremamente relevante para o Brasil, sobretudo na importação de frango e carne. Grande parte das exportações brasileiras é destinada a essa região, o que torna esse diálogo ainda mais importante”, destacou.
Caráter institucional
O parlamentar também ressaltou o caráter institucional e político da missão, ao apresentar internacionalmente um projeto alternativo para o país. “Estamos mostrando ao mundo um projeto de futuro, com responsabilidade, seriedade e alinhamento aos interesses nacionais. É uma visão diametralmente oposta ao que o atual governo vem fazendo em suas alianças internacionais”, afirmou.
Apoio para Flávio
Rodrigo Valadares destacou ainda que a missão evidencia o apoio político ao nome de Flávio Bolsonaro. “Essa agenda também demonstra que Flávio conta com respaldo no Congresso Nacional e com apoio de parlamentares de diferentes regiões do país”, pontuou. Segundo o deputado, a presença de parlamentares de regiões distintas reforça o caráter nacional do projeto. “Eu represento o Nordeste, o deputado Paulo Bilynskyj o Sudeste e outros parlamentares representam diferentes regiões. Isso mostra que esse apoio não é regional, mas nacional”, explicou.
Diálogo direto
Segundo vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Rodrigo Valadares ressaltou ainda a importância do diálogo direto com autoridades estrangeiras. “Fortalecer relações internacionais é fundamental para garantir oportunidades, segurança alimentar e desenvolvimento para o Brasil”, concluiu.
Olha o Cidadania!
Membros do diretório estadual do Cidadania em Sergipe se reuniram na primeira reunião ordinária de 2026. Na ocasião, de forma unânime, os presentes aprovaram o posicionamento de oposição ao governo do estado. A sugestão, proposta pelo deputado estadual Georgeo Passos, reafirma a posição que o partido tem mantido durante os últimos anos, mantendo uma oposição firme e coerente à gestão do governador Fábio.
Fica na oposição
O Cidadania é o primeiro partido de Sergipe a se manifestar oficialmente, por meio do seu diretório, em relação ao seu posicionamento em 2026, que será um ano de decisões importantes sobre os rumos do estado. Ao se firmar na oposição, o Cidadania garante o protagonismo que lhe fez projetar bons quadros da política sergipana, em vários locais do estado.
Danyara Passos
“O Cidadania é um partido que sempre manteve sua coerência e contribuiu muito com Sergipe na oposição. A decisão do diretório ratifica que somos protagonistas na construção de alternativas para o povo sergipano”, mencionou a presidente estadual Danyara Passos. Na reunião estiverem presentes membros do diretório eleito no último congresso estadual do partido, com lideranças da capital e do interior do estado, garantindo diversidade de ideias e representatividade em sua composição.
Alô São Cristóvão!
Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Prefeitura de São Cristóvão realizará, no dia 12 de fevereiro, a partir das 13h, a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva sobre o futuro da mobilidade no município. A audiência acontecerá no auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e será aberta à participação da sociedade, sem necessidade de inscrição prévia.
Mobilidade urbana
Para esta primeira audiência, será apresentado o Diagnóstico da Mobilidade Urbana, documento técnico que reúne estudos, levantamentos de campo e análises sobre a realidade atual dos deslocamentos no município. Segundo o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, o documento aborda estudos feitos em todo o território sancristovense.
Júlio Nascimento I
“O diagnóstico aborda temas como circulação de pedestres e veículos, transporte coletivo, acessibilidade, segurança viária, infraestrutura urbana e integração entre modais. Além disso, o diagnóstico aborda temas como a mobilidade no centro histórico e a relação de São Cristóvão com a Região Metropolitana de Aracaju”.
Júlio Nascimento II
O gestor municipal complementa que a audiência é um processo previsto em lei e reafirma o compromisso do município com uma gestão democrática, transparente e com planejamento urbano voltado à melhoria da qualidade de vida, acesso universal à cidade, promoção de mobilidade mais segura, inclusiva e sustentável. “E é por isso que a participação popular é fundamental, para garantir que este plano reflita as reais necessidades de São Cristóvão e contínua para a construção de uma cidade mais acessível”, afirmou Júlio.
Problemas e desafios
O principal objetivo da audiência é compartilhar com a sociedade os principais problemas, desafios e potencialidades identificadas, além de ouvir a população. As contribuições que serão coletadas no evento, serão essenciais para validar o diagnóstico e orientar a definição das diretrizes, objetivos e propostas do Plano de Mobilidade Urbana.
Abrahão Oliveira
De acordo com o secretário interino da Seminfra, Abrahão Oliveira, no total, serão três audiências a respeito do plano, sendo esta primeira a apresentação do diagnóstico e escuta popular. “A segunda audiência vai assumir caráter propositivo e deliberativo a partir de tudo que será acordado na primeira etapa. A terceira, será uma fase de conclusão e de legitimação, destinando à apresentação da versão final do plano demonstrando a incorporação das contribuições recebidas e consolidando o pacto entre Poder Público e sociedade para sua implementação”, concluiu.
Olha a Saúde!
Mais proteção, autonomia reprodutiva e acesso a um dos métodos contraceptivos mais eficazes disponíveis atualmente já são realidade para mulheres atendidas pela rede pública da capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a inserção do implante subdérmico contraceptivo Implanon. A medida começou pelas regiões com maiores índices de vulnerabilidade social e gravidez na adolescência.
Mulheres beneficiadas
A primeira etapa da implantação ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Roberto Paixão, no bairro 17 de Março, beneficiando também mulheres da região do bairro Santa Maria. No local, médicas e enfermeiras participaram de capacitação técnica para a inserção correta e segura do dispositivo.
Cristiani Ludmila I
A referência técnica da linha de cuidado Saúde da Mulher da SMS, Cristiani Ludmila Mendes, explicou que o método faz parte das estratégias do Ministério da Saúde para o fortalecimento do planejamento reprodutivo. “O Implanon é um método extremamente seguro e exige treinamento específico dos profissionais. Por isso, iniciamos a oferta nas áreas mais vulneráveis e, gradativamente, vamos expandir para outras regiões da cidade”, afirmou.
Cristiani Ludmila II
Ela reforçou ainda que a escolha do método deve ser feita de forma orientada. “Cada mulher deve ser avaliada por um profissional de saúde, pois cada método tem suas indicações. Enquanto o implante não chega a todas as unidades, é fundamental que as mulheres continuem utilizando os métodos já disponíveis no SUS, como DIU, injetáveis, pílula anticoncepcional e preservativos”, orientou.
Prioritários
De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, têm prioridade adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social, como aquelas em situação de rua, usuárias de drogas, em extrema pobreza, com transtornos mentais graves, soropositivas para HIV, com contraindicação a outros métodos ou com mais de quatro filhos e que não desejam realizar laqueadura.
Jéssica Santana
A médica da USF, Jéssica Santana, destacou a importância da qualificação das equipes. “Estamos sendo capacitados para prescrever e inserir o implante de forma adequada, principalmente para pacientes que não podem utilizar outros métodos contraceptivos”, pontuou.
Thais Serafim
Já a facilitadora do Hospital Universitário (HU), a médica ginecologista Dra. Thais Serafim, ressaltou o caráter técnico do treinamento. “Estamos capacitando médicos e enfermeiros na técnica de inserção, além de abordar indicações, contraindicações e os cuidados após o procedimento. O Implanon é especialmente indicado para mulheres que não podem usar métodos à base de estrogênio”, explicou.
CRÍTICAS E SUGESTÕES

