Por Habacuque Villacorte
“Quando o Presidente da República tem por objetivo f… um magistrado que cumpriu sua função, ele mostra todo o seu desprezo pelo Estado Democrático de Direito. Na realidade, ele está f… o seu País”. O desabafo é do senador pelo Rio Grande do Sul e ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos) em suas redes sociais, após uma entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma emissora de TV, quando relembrou a época em que esteve preso por causa da Operação Lava Jato.
Ao se reportar sobre o senador e ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro (União Brasil), Lula disse que “não está tudo bem. Só vai estar tudo bem quando eu foder esse Moro”. Isto dito por um presidente da República, de forma vulgar, agressiva e destemperada, denunciado, julgado e condenado por vários magistrados – e apto para ficar elegível graças a “parcimônia” de alguns ministros do STF – destoa todo o seu ódio contra o ex-juiz que encabeçou a Operação Lava Jato, que resultou na devolução de milhões e milhões desviados indevidamente dos cofres públicos.
E já imaginou se esta declaração fosse proferida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)? Como estaria se comportando a “grande imprensa”, aliás, a grande maioria dos jornalistas e radialistas brasileiros? É aceitável? Será que Lula estava “sóbrio”? E o “amor” tão propagado durante a campanha eleitoral? Foi embora com o sonho da picanha e da cervejinha? Se foi junto com a promessa da gasolina barata e dos juros mais baixos? Com todo respeito aos eleitores de Lula e do PT, mas em menos de três meses já vivenciamos o início de um “estelionato eleitoral”!!!
Passamos o ano de 2022 inteiro, a campanha eleitoral, os debates de grande audiência, e um assunto era pauta em quase todos os telejornais: a milícia digital! Para a surpresa (SIC) do povo brasileiro, a quarta-feira (22) termina com uma “facção criminosa” (ou parte dela) presa, provavelmente constituída e financiada pelo crime organizado, para monitorar e atacar “alvos” bem definidos, autoridades públicas constituídas, dentre elas o senador Sérgio Moro! É para isso que este governo chegou defendo o desarmamento? Quem combate bandido tem que ficar refém e à mercê do crime?
E aqui não se trata de defender Moro, mas como bem diz Mourão trata-se de uma defesa do Estado Democrático de Direito diante de um ataque tão “chulo”! Aqui também não há espaço para qualquer tipo de apologia ao crime e não se faz campanha contra as instituições de Segurança; a coluna apenas recorda que esta não é a primeira vez que Lula quer $*#@% algum desafeto ou adversário político. Por conta da luta incansável e assertiva pela revitalização do rio São Francisco, o ex-governador de Sergipe, João Alves Filho (in memoriam) foi perseguido e massacrado pelo petista e seu governo, que chegou a suspender os repasses de recursos federais obrigatórios para o nosso Estado.
Este colunista acompanhou de perto esta perseguição e, segundo relatos dos jornalistas Leonêncio Nossa (Folha de SP) e Eduardo Scolese (Estado de SP), no livro “Viagens com o Presidente”, num diálogo com uma então senadora petista do Pará, Lula soltou: “…eu sempre quis foder o João Alves…”. Não dá nem para avaliar o que ocorreria se isto fosse dito por Bolsonaro; mas diante da “militância”, só nos resta torcer para que Mourão esteja errado quando fala em $*#@% o País. O brasileiro não tem um minuto de paz e, após ser $*#!#* pela “milícia digital”, agora é refém de um presidente “vingativo” e de uma “imprensa parcial”. Isso sim é muito $*#A…
Veja essa!
Este colunista não vai antecipar nada agora, até porque seria um risco quanto à credibilidade deste espaço, e porque a política muda como as nuvens, mas dois nomes, poucos especulados, podem ser os grandes favoritos para a eleição municipal em Aracaju.
E essa!
O problema é que muita gente está com disposição de disputar a eleição no próximo ano e já vai colocando seus nomes como “candidatáveis”; a política até permite registros diversos de candidaturas, mas na prática só costuma vencer uma eleição majoritária quem tem grupo…
Exclusiva!
Com todo respeito aos que fazem oposição e reconhecendo as obras inacabadas da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, avaliando o cenário de momento, é inegável que há um favoritismo para quem está com o Poder, seja ele municipal quanto estadual. Governistas devem vencer e, do jeito que vai, com certa facilidade…
Bomba!
No Centro-Sul sergipano pode acontecer uma “dobradinha” que mudaria a formatação do comando de um município na região, já com reflexos para a eleição de 2026, na Assembleia Legislativa. A primeira disputa ocorrerá no próximo ano e a outra é logo ali…
Quero emprego!
A pandemia do coronavírus (COVID-19) foi superada, mas um problema que afetou o setor privado, diretamente, foi o fechamento de inúmeros postos de trabalho. Em 2022 até que houve uma recuperação na reabertura dos trabalhos, mas o desemprego voltou à tona e as lideranças do interior só têm uma demanda no momento: empregos para o seu grupo de liderados.
E a obra da Hermes Fontes?
Vez ou outra, este colunista e, quase sempre, fica sem resposta. Após a retirada das árvores das Avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco, por exemplo, quantas e onde foram replantadas novas mudas? E quanto a Prefeitura de Aracaju pretende “brindar” sua população com a entrega desta obra interminável?
Saúde terceirizada
E não é que a gestão da “qualidade de vida” em Aracaju vai terceirizar a prestação de seus serviços com uma PPP (Parceria Público-Privada) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este colunista não é contrário às PPPs e assume, mas cuidar da gestão da Saúde não é uma prioridade para qualquer gestor público?
Concessão administrativa
A proposta da Prefeitura de Aracaju é de fazer uma “concessão administrativa” das UBS sob a responsabilidade de um terceiro pela “bagatela” de R$ 2,3 bilhões, por um prazo de 25 anos!!! Resta saber se eles também chegarão na privatização na rede de urgência??? Aí complica…
“Dois filhos de Francisco”
Não, este colunista não está remetendo ao filme da história dos cantores sertanejos Zezé de Camargo e Luciano, mas sobre outra “dupla”: no passado Sergipe conheceu o senador que quase “quebrou” a Saúde pública; no futuro vai conhecer o senador que quase “vendeu” a Pasta. É cada coisa neste Estado…
PPP da saúde
A Secretaria Municipal da Saúde realizou apresentações do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que visa ampliar a qualidade da assistência em saúde pública na 1ª e 2ª regiões da capital. O roadshow da PPP ocorreu em São Paulo, na presença da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza; do secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos; representantes do BNDES e do Internacional Finance Corporation (IFC). Após essa fase, será concluída a consulta pública, as sugestões serão analisadas para eventual incorporação ao edital, que está previsto para ser lançado em abril.
Valmor Barbosa I
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, o superintendente executivo da pasta, Marcelo Menezes, e o assessor especial do gabinete, Haroldo Barros, se reuniram na segunda-feira, 20, com o representante da indústria de cimento CSN, Luis Alpes, para dialogar a respeito do andamento do projeto de implantação de uma fábrica cimenteira no município de Maruim.
Valmor Barbosa II
Na oportunidade, a equipe da Sedetec reforçou a importância estratégica da concretização do projeto para a geração de emprego e renda para a população sergipana, em especial de Maruim e região. “Este é um projeto prioritário para o governador Fábio Mitidieri e para nós, na Sedetec. Fizemos um primeiro contato com a empresa, através de ofício, e agora recebemos a visita do representante da empresa, Luis Alpes, que veio falar sobre as estratégias em desenvolvimento para consolidação de aquisições feitas recentemente. A CSN Cimento solicitou o agendamento de uma audiência com o governador, a fim de alinhar as tratativas”, explicou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.
Luciano Pimentel I
O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) alertou sobre o endividamento das famílias no Brasil e em Sergipe. O parlamentar também anunciou que irá protocolar um Projeto de Lei para inclusão e ampliação do ensino da Educação Financeira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados do estado.
Luciano Pimentel II
Ao iniciar sua explanação, Luciano Pimentel apresentou dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Serasa e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio) para ilustrar a gravidade do crescente endividamento da população brasileira.
Luciano Pimentel III
“No Brasil, 29,8% das famílias estão com dívidas em atraso. Isso significa que mais de 64 milhões de brasileiros estão com débitos em aberto e até mesmo em condição de insolvência. Em fevereiro de 2022, por exemplo, o percentual de famílias endividadas no Brasil era de 77,5%. Esse ano, analisando o mesmo período, o número subiu para 78,3%”, salientou Pimentel.
Hospital de Cirurgia
Referência na rede estadual de Sergipe e um dos mais completos do Brasil, o Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Cirurgia (HC) realizará, nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25, o “Encontro Científico do Serviço de Neurocirurgia do HC”. O evento acontecerá no Hotel Del Canto, tendo como público-alvo principal neurocirurgiões, médicos residentes, além de estudantes de Medicina e demais profissionais da saúde interessados na área.
Palestras
O encontro contará ao longo de dois dias com palestrantes de vários lugares do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Acre, Ceará, Paraíba, Pernambuco), como o presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Dr. Marcos Wagner Porto, e o coordenador do Departamento de Oncologia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Marcos Antonio Martins; bem como palestras internacionais online.
Pastor Diego I
Buscando contribuir para garantir o respeito a fé e combater a discriminação religiosa, o vereador Pastor Diego (PP) protocolou dois Projetos de Lei que visam resguardar a liberdade de crença do cidadão. Segundo o parlamentar, a livre manifestação de religiosidade e de religião como um direito no âmbito municipal, representa um avanço no combate à repressão por motivos de crença e na preservação de uma vida digna a todos.
Pastor Diego II
Uma das proposituras, institui diretrizes e ações para o Programa Municipal de combate a Injúria Religiosa e ao Racismo Religioso no âmbito do município de Aracaju. Tem como objetivo a adoção de políticas de combate à intolerância religiosa, estigmatização das religiões e de prevenção e o enfrentamento da violência praticada contra seus praticantes, símbolos e lugares de culto de qualquer religião.
Pastor Diego III
A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à igualdade e à não-discriminação por motivos de raça, cor, religião, entre outros. “No entanto, a prática do racismo religioso e da injúria racial ainda é comum em nossa sociedade, prejudicando a dignidade e a integridade física e psicológica de muitas pessoas. Nós tivemos uma Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar desse assunto, da alteração na Lei de Racismo que foi aprovada pelo Governo Federal. Diante dessa alteração, decidimos preparar esse projeto que prevê até penalidades no âmbito municipal”, ressalta o vereador.
Laércio Oliveira I
O senador Laércio Oliveira (PP) se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir novos investimentos em energia fotovoltaica em Sergipe. Representado o governador Fábio Mitidieri (PSD), Laércio Oliveira destacou os projetos que buscam construir usinas fotovoltaicas no município de Canindé do São Francisco, com geração de emprego, renda e energia limpa.
Laércio Oliveira II
Laércio explicou que o principal gargalo refere-se à restrição hoje existente para conexão ao sistema de transmissão, o que inviabiliza a implantação de novos projetos de geração renovável. Durante a reunião, o ministro e o senador sergipano também manifestaram alinhamento nas pautas do setor e em dois projetos apresentados por Laércio que estão em debate no Congresso Nacional: o PROESCOAR, para incentivar a produção, o escoamento e o consumo de gás natural, e o PROFERT, que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes
Câncer colorretal I
O câncer colorretal é um tipo de câncer silencioso que acomete as células do intestino. Para alertar sobre este tipo de neoplasia, a Onco Hematos – que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, chama atenção para a campanha do Março Azul Marinho, reforçando a importância do diagnóstico precoce da doença e explicando alguns sinais e sintomas para identificar este tipo de câncer.
Câncer colorretal II
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer colorretal é o terceiro mais incidente na população brasileira, sendo previstos para este ano mais de 45 mil novos casos. Em Sergipe, a estimativa é de 420 novos casos em 2023. De acordo com o oncologista clínico da Onco Hematos, André Peixoto, o câncer colorretal acomete a região do intestino grosso, do reto e do ânus, ou seja, de toda a região da parte final do intestino.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

