• Aracaju, Sergipe
  • 19/05/2024
0 Comments

Por Habacuque Villacorte

O feriado do Dia do Trabalhador neste 1º de Maio deveria ser bem tranquilo, politicamente falando, mas pelo menos na região Agreste, a agitação promete ser bem intensa sobre o lançamento da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) para prefeito de Itabaiana, em ato previsto para às 19 horas. O nome do (a) pré-candidato (a) a vice deve ser preservado (a), pelo menos por enquanto, mas qualquer movimentação política na cidade, independente de ser da situação ou da oposição, tem ampla repercussão. O itabaianense é um apaixonado por política!

Sobre o nome de Valmir, justiça seja feita, seu nome está “na mídia” desde 2022, quando por decisões judiciais, ele ficou impedido de disputar a eleição estadual. Hoje, sem impedimentos legais, Francisquinho está apto para tentar seu retorno ao comando da Prefeitura de Itabaiana, contrariando diversos analistas que defendiam a reeleição do atual prefeito e aliado Adaílton (PL). É a turma que avalia que Valmir “perde tamanho” quando não concentra suas forças no governo do Estado e se propõe a tentar comandar um município, por mais desenvolvido que ele seja.

Como não existem espaços para amadores no atual cenário político, este colunista tem duas razões bem objetivas que talvez justifiquem a pré-candidatura de Valmir: ele sabe que sua aproximação de Rogério Carvalho (PT) só atrapalhou seus planos gerando muita indignação por parte de muitos bolsonaristas. É como se disputar e possivelmente ganhar a eleição em Itabaiana seria uma espécie de “recomeço” para Francisquinho; outro aspecto é que todo profissional da política tem planejamento inicial, tem durabilidade e objetivos a serem concretizados.

O outro aspecto que pesa muito a favor de Valmir decidir candidatar-se este ano é que, por mais bem avaliado que esteja o atual prefeito Adailton, há sempre o risco de ele não atingir a reeleição nas urnas, ainda mais considerando que o governador Fábio Mitidieri (PSD) e seus principais adversários políticos em Itabaiana estão determinados em tentar derrotar o ex-prefeito nas urnas. Valmir de Francisquinho é a maior liderança do seu agrupamento e, só por isso, já tem mais “musculatura” que o atual gestor do município serrano. Política tem dessas coisas…

Mas ainda dentro do “jogo profissional” que este colunista tanto pregou, por mais vaidoso que seja e por mais empolgado que esteja Valmir, ele só adota essa postura porque entende o seu “tamanho” dentro de Itabaiana e, principalmente, em toda a região Agreste. Seu nome continua muito “vivo”, politicamente falando, na Grande Aracaju, e uma pré-candidatura agora em Itabaiana, além de consolidar a liderança este ano, o projeto talvez já pela reconstrução de um projeto político eficiente e competitivo para o pleito estadual de 2026.

Por mais que o nome do senador Laércio Oliveira (PP) esteja em vantagem para disputar o governo, Valmir de Francisquinho vê seu nome ser “ventilado” tanto para o governo quanto para o Senado. Tentar retornar ao comendo da prefeitura é uma realidade, mas considerando o grupo, não é exagero dizer que Valmir jamais deixou de auxiliar o atual prefeito Adailton. Ao lançar sua pré-candidatura para prefeito de Itabaiana, logo mais, Valmir não está olhando apenas para a gestão municipal; há um “outro olho”, bem atento no cenário político de 2026, que é logo ali…

 

Veja essa!

Em São Cristóvão, cotado para disputar uma cadeira de vereador, o radialista Bob Júnior optou por recuar no projeto de pré-candidatura, mas lançou sua esposa, Gil, que a cada dia demonstra mais interesse pela política, lembrando que ela sempre coordenou todos os eventos que ele fez no município.

 

E essa!

“Eu vinha construindo ao longo dos anos a minha pré-candidatura, porém, preferi seguir na minha vida profissional na comunicação, e ai convenci minha esposa a aceitar o desafio de enfrentar a disputa eleitoral por conhecer e estar ao meu lado em todas as lutas pelo bem coletivo em nossa amada São Cristóvão. Tenho certeza que o povo estará muito bem representado na câmara de vereadores”, justifica Bob Júnior.

 

Olha Lagarto!

Os levantamentos recentes despertam uma ampla discussão entre quem está melhor posicionado: o deputado estadual Sérgio Reis (PSD) ou a jovem Rafaela Ribeiro (Republicanos)? A família Monteiro sempre tem uma alternativa para a cidade, mas olhando o cenário atual, a impressão é que teremos um confronto direto entre os “Saramandaia” e “Bole-Bole”.

 

Alô Gararu!

A ex-prefeita Elizabeth Freire vai disputar a eleição este ano e é pré-candidata à vereadora de Gararu. Seu esposo e também ex-prefeito Chico do Povo, está motivado com o projeto político de sua esposa. A intenção é ajudar na chapa de vereadores do União Brasil e ter um nome mais competitivo para tentar impedir a reeleição da prefeita Zete de Janjão.

 

Alô Socorro!

Foi aprovada a indicação 79/2024, de autoria do deputado Samuel Carvalho (Cidadania), solicitando a implantação de uma agência bancária no Centro Histórico de Nossa Senhora do Socorro. O intuito é implantar uma agência para atender os moradores da sede do município e adjacências.

 

Samuel Carvalho

Segundo o parlamentar, os moradores da sede do município relataram que estão enfrentando dificuldades pela falta de agências bancárias na localidade, principalmente aqueles que são clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese). “Os moradores precisam se deslocar para o Conjunto João Alves, em busca de serviços bancários básicos, como saques, pagamentos e recebimentos”, disse Samuel, que ouviu de perto a comunidade.

Investimentos
A população do município de Nossa Senhora do Socorro vem crescendo, como aponta o Censo de 2022, onde foi registrado um aumento de 19,59% em comparação ao Censo de 2010. Para atender de forma confortável todos os moradores da região, novas estruturas são necessárias, a exemplo de uma agência bancária.

 

Olha o Fundo!

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, em sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe, nessa terça-feira (30), o Projeto de Lei que cria o Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas (FERDT). A proposta é fruto de parceria entre o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O objetivo é aplicar, em Sergipe, os recursos de multas e indenizações trabalhistas de natureza coletiva.

 

Márcio Amazonas

Com a aprovação do PL, Sergipe rompe uma lacuna legislativa de quase 40 anos. “A Lei de Ação Civil Pública prevê a criação de um Fundo de Recomposição de Danos Trabalhistas. Por exemplo: há um resgate de uma situação gravíssima de trabalho escravo, tráfico de pessoas ou exploração sexual infantil. O dinheiro derivado dessa condenação tem que voltar à comunidade local, que precisa ser reparada. Mas, há 40 anos, não existe lei federal nesse sentido e não existia lei estadual. Agora, estamos dando o pontapé inicial para preencher essa lacuna legislativa”, explicou o Procurador-Chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas.

 

Clécia Carvalho

Gilson Machado gravou um vídeo em apoio à pré-candidatura de Clécia Carvalho e disse que “atuar no sindicato de classe, defender os direitos dos trabalhadores da saúde, não tira a legitimidade de quem integra o Partido Liberal”. Para o ex-presidente da Embratur, o nome de Clécia é forte em Nossa Senhora do Socorro e está crescendo a cada dia.

 

Esquerda ou Direita?

Para o ex-ministro, “Tem gente que diz, é, mas Clécia é de esquerda, Clécia é sindicalista, entretanto, quero afirmar que Clécia tem consciência, Clécia faz parte do grupo de pessoas que está vindo pra nossa bolha, como se chama, uma bolha que tem muito oxigênio, e essa bolha está cada vez maior, não é Clécia?”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

[email protected] e [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: