• Aracaju, Sergipe
  • 24/06/2026
0 Comments
Semana de Nacional de Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas
Teve início nesta segunda-feira (25), a Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A mobilização, que é de iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), busca dar visibilidade as ações que alertam contra esse tipo de crime em diversos países, e seguirá até o dia 30 de julho.
O tráfico de pessoas é apontado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) como sendo uma das práticas criminais mais lucrativas do mundo, atingindo cerca de 2,5 milhões de vítimas no mundo.
Diante da gravidade da questão, ficou instituído pela Assembleia Geral da ONU como sendo o dia 30 de julhoo Dia Mundial de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, mesma data na qual foi aprovado, no ano de 2010, o Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas pela organização.
Dentre os objetivos da Semana estão os de ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e das instituições públicas e privadas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Campanha “Coração Azul”
A Campanha Coração Azul é uma iniciativa de conscientização para lutar contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade, buscando encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. A campanha permite que todas as pessoas demonstrem sua solidariedade com as vítimas do tráfico de pessoas, usando o Coração Azul.
O Coração Azul, símbolo da campanha, representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.
Mais informações sobre a campanha no site www.coracaoazul.com.br
Mobilização da Polícia Federal em Sergipe
No dia 14 de julho do corrente ano foi realizada na Superintendência Regional de Polícia Federal em Sergipe uma reunião com a presença do Delegado de Polícia Federal Leonardo Pordeus, chefe da Delegacia de Defesa Institucional (DELINST) juntamente com a Coordenadora de Proteção Social Especial da Prefeitura de Aracaju, Paula Araújo Maynard, e com as representantes da ONG Ágata, que realizam um trabalho educativo visando a prevenção ao crime de tráfico de pessoas, Carla Souza e Maria Lúcia Souza.
A reunião teve por finalidade tratar de prevenção, denúncias e encaminhamento de vítimas de tráfico de pessoas. Na ocasião foram entregues cartazes da campanha “Coração Azul”.
Ainda como parte da mobilização, o prédio da Polícia Federal se encontra iluminado de azul em alusão àSemana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas em apoio à luta contra o tráfico de pessoas em todo o mundo.
Denuncie o tráfico de pessoas através dos seguintes canais:
  • Secretária de Direitos Humanos: Disque 100
  • Secretaria de Politica para as Mulheres: Ligue 180
  • Ministério da Justiça: traficodepessoas@mj.gov.br
  • Polícia Federal: urtp.ddh@dpf.gov.br
LIBERDADE NÃO SE COMPRA. DIGNIDADE NÃO DE VENDE. DENUNCIE O TRÁFICO DE PESSOAS.
Comunicação Social – SR/SE

Fonte: FAX AJU

Author

wesleyempresa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: