• Aracaju, Sergipe
  • 25/06/2026
0 Comments

Eles se elegeram lado a lado em 2020. Deram as mãos, posaram para fotos. Dois anos depois, o cenário é outro em alguns municípios de Sergipe quando o assunto são as eleições. Nessas cidades, prefeito e vice agora estão em times opostos. O embate será direto, com o prefeito buscando a reeleição, tendo o vice como adversário. Em outras cidades, o prefeito não está entre os candidatos, mas apoia outro nome contra seu atual vice.

 

No momento em que as alianças eleitorais são fechadas, o mais comum é que o nome do vice seja escolhido de acordo com os interesses partidários em primeiro lugar, para formar uma chapa competitiva, e não necessariamente por haver alguma relação próxima entre ele e o candidato a prefeito.

 

No entanto, após assumirem a prefeitura, não é raro que apareçam divergências de posicionamento político sobre determinados temas, além da queixa da falta de espaço dada para o vice atuar, por ficar sem participação sobre as principais decisões da gestão. Com isso, a aliança pode desmoronar ainda durante o mandato.

Em alguns municípios de Sergipe, políticos que se elegeram na mesma chapa como prefeito e vice, romperam ao longo do mandato e agora vão se enfrentar diretamente nas urnas. Veja os casos

MURIBECA:

De acordo com informações (Faxaju), o Prefeito de Muribeca, Mário de Sandra (MDB), após se sentir traído, anunciou rompimento com seu vice-prefeito, Rafael da Firma (PSDB).

A decisão do gestor, segundo interlocutores, ocorreu após Rafael, juntamente com seu padrinho político e Deputado Estadual Zezinho Guimarães, articularem voto contrário aos candidatos do agrupamento político local visando a eleição municipal de 2024.

Nessa história, o ex-deputado Federal André Moura, pai de Yandra, Deputada Federal mais votada de Sergipe, também foi traído e viu seus aliados na cidade seguirem rumos políticos diferentes na eleição para Governador, na qual foi coordenador da campanha de Fábio. É o caso do ex-vice-prefeito Márcio Pinheiro e os Vereadores Marcos Pinheiro e Júnior de Heribaldo.

Rosário do Catete:

O vice-prefeito de Rosário do Catete, Magno Monteiro, mais conhecido por Monteirinho, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista ao programa Informe Cidade, na Rádio Cidade FM – 105.9 (Santo Amaro e região), que apesar da relação entre ele e o prefeito César Resende ser boa, não descarta a possibilidade de disputar a eleição para prefeito na próxima corrida eleitoral.

“A relação entre eu e o prefeito César Resende é a melhor possível. Eu sempre digo que a política a gente não faz com individualismo, mas a gente faz a política pensando no coletivo, pensando no agrupamento, pensando nas pessoas. Eu nunca posso dizer que serei candidato a prefeito, como também que não serei candidato a prefeito. Tudo isso deve-se a uma construção em conjunto do bem maior. E o povo é quem vai nos dizer qual o melhor caminho que devemos trilhar. Desde 2012 eu venho fazendo política no município de Rosário sendo vitorioso, graças ao grupo que nos acompanha e principalmente a população que sempre nos orientou da melhor forma possível”, explicou Monteirinho, salientando que as portas estão abertas para o debate, inclusive para o ex-prefeito Laércio Passos.

“A gente nunca pode fechar as portas, as portas sempre estarão abertas, por isso que eu digo que a política é muito plural. Então é muito importante a gente construir a política com diálogo. Então, tenha certeza que estarei sempre de portas abertas e o diálogo é fundamental”, observa. “E dizer a Laércio que se ele topar o debate nós estamos à disposição”, completa.

Ainda durante entrevista na Cidade FM, Monteirnho admitiu que passa pelo seu coração o desejo de disputar a Prefeitura de Rosário do Catete.

“Claro, claro, passa o desejo no coração de todas as pessoas que estão na política, por que todos nós queremos almejar voos maiores, mas sempre respeitando o próximo. Se chegar a um patamar desse, uma pesquisa apoiando nosso nome, levarei ao agrupamento também para que a gente saia unido”, declarou, afirmando que a chance de ser candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024 é de 50%, no mínimo.

O programa Informe Cidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, na Cidade FM – 105.9, para Santo Amaro e Região do Vale do Cotinguiba. A emissora também pode ser ouvida pela internet, através do site: radiocidade105.com.br, ou pelo próprio aplicativo da rádio.

Barra dos Coqueiros

Nos bastidores da politica local, é dado como certo o rompimento do atual prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo(MDB) com o agrupamento do ex-prefeito Airtom Martins. Segundo informação a relação entre ambos nao era agradável  há algum tempo. Para o ex-prefeito, era uma decisão que precisava ser tomada.

Airton  Martins recebeu o apoio da maioria dos vereadores da Barra dos Coqueiros.

 

 

 

 

 

Author

wesleyempresa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: